Verão versus Água

Clima quente durante muito tempo é sinônimo de falta de água em muitas regiões do país!

O clima está quente em muitas cidades e com isso o consumo de água é elevado, diminuindo a cada dia mais os reservatórios que não conseguem se recuperar.

O Climatem faz o alerta!
Economize água! Prepare-se para falta de água e energia elétrica!

Com a falta de chuvas e o consumo de água elevado, os reservatórios das usinas hidrelétricas já estão em alerta e buscando soluções para evitarem a falta de energia elétrica em algumas cidades por muito tempo. Do jeito que vai, é bem provável ocorrer pequenas interrupções de energia, aliviando a demanda geral. Pode ocorrer um consumo maior de energia das termoelétricas e isso vai refletir na conta de luz do consumidor; mas o governo não quer isso, e vai ter que driblar o máximo que puder esses valores para o consumidor.

Lista Alerta Verão

- Reservatório de água. Não custa muito ter um garrafão de água potável de reserva. Quem tem cisterna, faça a limpeza e vá enchendo aos poucos de água. Quem mora em casa, tenha uma caixa dágua que coleta água das chuvas (essa água serve para molhar plantas, jardim e até fazer limpeza geral) economizando a água que serve para cozinhar, tomar banho e lavar roupas.

-  Luz de emergência. Pode ser lanternas (não esqueça as pilhas), velas, lampiões, ou até mesmo as luzes de emergência que se acendem na falta de energia.

- Comunicação. Muita gente tem telefone sem fio e esses não funcionam quando acaba a luz (energia). A solução é comprar um aparelho simples de fio, que não usa energia elétrica, evitando ficar incomunicável nos apagões. Uma outra solução seria no-break, aparelhos que usam uma bateria interna, para manter aparelhos ligados na falta de energia, mas os nobreak tem autonomia pequena, apenas alguns minutos.

- Alimentos - evite fazer grande estoque de comida que precisa de refrigeração, compre o necessário, sem exageros.

Faça sua parte, não desperdice água e nem energia elétrica, isso é bom pra todos nós!