Ar condicionado veículos

Não só nas residências e lojas, o ar condicionado também está presente nos meios de transporte.

Em muitas cidades, onde o clima é muito quente na maior parte do ano, ter ar condicionado no carro é fundamental. O conforto de um ar mais fresco dentro do veículo, traz segurança e tranquilidade ao dirigir.

Filtro

Todo ar condicionado tem um filtro e nos automóveis não seria diferente.  Ao contrário dos filtros de ar condicionados residenciais, que podem ser lavados, o filtro de ar dos veículos devem ser substituídos por novos. Ele deve ser trocado de acordo com a recomendação de quilometragem do fabricante, entretanto, se o veículo é muito usado em estradas com muita poeira, ou apresentar um cheio ruim quando ligado, parecendo pano de cão molhado, deve-se antecipar a troca.

Consumo

Ligar o ar condicionado eleva o consumo de combustível, principalmente em velocidades mais baixas, como nas cidades, ficando entre 10% e 20% a mais de consumo. Quando usado em velocidades mais altas, próximas de 80km a 90km, seu consumo é muito pequeno, como nas estradas.

Manutenção

O ar condicionado não deve ser usado apenas em épocas de calor. É de grande importância ligar o ar toda semana, pelo menos por uns 10 minutos para circular o gás e o óleo no sistema. Esse procedimento evita ressecamento das peças.

Dica

Sempre desligue o ar condicionado um pouquinho antes de chegar ao destino e deixe apenas na ventilação. Esse procedimento retira a umidade de dentro das tubulações e evita proliferação de fungos.